As auditorias clínicas analisam e avaliam o padrão de atendimento aos pacientes. Eles ajudam a fornecer uma visão sobre as deficiências e sugerem maneiras de melhorar a qualidade dos cuidados prestados.
As auditorias clínicas são um conceito muito importante no sistema de saúde moderno. Pode ser definido como um sistema que avalia os padrões de atendimento prestados aos pacientes e seus resultados em relação aos padrões superiores e busca encontrar maneiras de melhorar a qualidade dos cuidados e implementá-los.
Existem duas dimensões para o cuidado prestado aos pacientes. O primeiro é o resultado do tratamento percebido pelos profissionais de saúde e o segundo é a qualidade do cuidado percebida pelos pacientes e seus familiares. Implementar padrões aprimorados e obter maior satisfação do paciente são os dois principais motivos da realização de auditorias clínicas. No entanto, a pesquisa mostrou que, além dos resultados do tratamento, a satisfação do paciente também se baseia em grande parte em questões não clínicas, como recepção, atitude geral da equipe, ambiente, fornecimento de informações e atendimento às expectativas, entre outros. Todas essas questões precisam ser observadas juntamente com a rotina de cuidados gerais para proporcionar um melhor cuidado geral.
Idealmente, as auditorias clínicas devem ser analíticas, sistemáticas e preocupadas com a qualidade do atendimento ao paciente. Deve abranger uma variedade de aspectos, desde admissão, diagnóstico, plano de tratamento, procedimento de tratamento real, uso de recursos, resposta do paciente ao tratamento, recuperação, comportamento da equipe, demonstração de respeito pelo paciente, ambiente, tempo de espera, atendimento personalizado e gerenciamento de informação do paciente.
As auditorias clínicas não apenas monitoram o funcionamento geral da instituição, mas também revisam o funcionamento de cada departamento separadamente. Cada departamento de um hospital tem seu próprio conjunto de necessidades e requer cuidados especiais exclusivos para esse departamento. Por exemplo, em uma maternidade, os cuidados devem ser orientados para a mulher e sensíveis às necessidades de uma mulher. Atender às necessidades da futura mãe, respeitando sua cultura, atendimento dos cuidadores, emergência obstétrica e cuidados com a mãe e o recém-nascido precisam ser observados. Da mesma forma, em uma enfermaria de ortopedia, atendimento individualizado, diagnóstico, exames, cirurgias de emergência, pós-operatório e fisioterapia são alguns dos procedimentos exclusivos do setor. As auditorias analisam individualmente o funcionamento de cada departamento e sugerem formas de melhorar a qualidade do atendimento específico de cada paciente.
A documentação clínica é uma ferramenta importante para a realização de auditorias clínicas. Embora a documentação adequada torne as informações do paciente prontamente disponíveis, também ajuda os auditores a obter uma visão do tipo de cultura de trabalho que está sendo praticada. As pesquisas também destacam o padrão da prática clínica seguida pelos profissionais de saúde.
as auditorias clínicas [http://www.dcbainc.com] também servem como ferramentas educacionais muito boas. Ao destacar as deficiências e deficiências, eles educam os cuidadores sobre os padrões que devem atingir, o que estão fazendo de errado e como podem melhorar seu desempenho. Essas auditorias também apresentam novas maneiras de melhorar o atendimento ao paciente e mostram maneiras de implementá-las para provocar uma mudança positiva e buscar a excelência clínica.